Você

- Programador

- Testador

- Analista

- DBA

- Estudante

- Gerente

- Web Designer

- Suporte


Todos envolvidos no ciclo de Desenvolvimento de Software. Estão convidados a participarem do evento. 

Inscrições em Outubro Fiquem atentos

Palestrantes

José Correia

Apaixonado por Teste de Softwaree Garantia da Qualidade. Há 19 anos em TI, sendo 12 em Testes e QA.Graduado em Processamento de Dados pela FATEC. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela CEETEPS-IPEN/USP. Certificado CBTS, CSQA, CSTE, CTFL,ICC::AT, ICC::TS, IIL Orange Belt em Microsoft Project, Implementador MPT.br, MCSA, MCP, MOS, entre outras. Fundador da Iterasys, principal centro de excelência em Teste de Software e Garantia da Qualidade da América Latina.

Palestra: Storyboards: Dos Requisitos aos Testes


Storyboards são uma forma prática e eficiente de desenhar, comunicar e discutir como um produto de software pode ser realizado ou modificado. Todas as pessoas, independente de sua área de atuação, podem visualizar e sugerir mudanças enquanto ainda é simples e barato realizá-las. E agora, os storyboards podem inclusive ajudar na homologação e teste de forma automatizada antes da entrega. Ou seja, os desenhos podem ser usados por uma ferramenta para testar o produto, evoluindo sua qualidade.


Daniel Amorim

Agile QA Consultant @ ThoughtWorks. Trabalha no mercado de TI desde 2007 buscando as melhores práticas de testes ágeis para contribuir com o seu time. Não apenas automatizar testes, mas também construir uma aplicação de alta qualidade através de trabalho colaborativo do time ágil. Ele trabalha em pesquisas focadas em automação de testes, testes não funcionais, práticas de devops, comunicação efetiva com o cliente.

Palestrante e facilitador de testing dojos.

Fomentador da comunidade de QAs no Brasil.

Palestra: Agile Tester 3.0

Quais são os perfis do testador ágil no dias atuais? Vamos apresentar o que um testador ágil pode fazer em uma equipe ágil, como ele pode contribuir, quais habilidades eles estão desenvolvendo, qual a importância dele, quais as principais leituras de cabeceira destes testadores.

Elias Nogueira

Consultor de Teste de Software na Qualister e professor de pós graduação na Unisinos/RS e Uniasselvi/SC.
É especialista em automação de testes em ferramentas open source e soluções da HP e já trabalhou em diversos segmentos de mercado focado em qualidade e teste de software.
Tem larga experiência em testes em metodologias ágeis e testes manuais e automatizados em aplicativos mobile (Android e iOS) e web. Na Qualister é responsável pela execução de consultoria e treinamentos.
Ativo na comunicade de teste, participa de fóruns e eventos de teste e desenvolvimento de software evangelizando principalmente sobre automação de teste.
Palestra:  Automação de teste não é um bicho de 7 cabeças!

A Automação de teste está presente no dia-a-dia de muitos testadores e já virou conhecimento obrigatório em diversas empresas do mercado, mas o problema é que muitos profissionais de teste acham que não devem ou precisam automatizar, e que isso é tarefa do programador.
Na apresentação iremos abordar os aspectos iniciais da automação de teste, os conhecimentos necessários que devemos adquirir e uma "mão na massa" com automação de teste funcional para web para mostrar que a automação é fácil e divertida!

Walmyr Lima e Silva Filho

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS, Walmyr é apaixonado por tecnologia e trabalha com desenvolvimento de software focado em testes desde 2004. Dentre seus interesses estão: compartilhar conhecimento, testes automatizados, gestão, métodos ágeis, skate, música, praia, viagens e cultura em geral. Além disso, Walmyr contribui com a comunidade de teste de software com seu blog Talking About Testing.

Palestra Automação de testes para aplicações Angular JS


Você gostaria de aprender técnicas de testes automatizados para aplicações web e mobile? 

Quer engajar os desenvolvedores na prática de TDD? 

Venha aprender tudo isso e mais um pouco focando em aplicações Angular JS.



Frederico Augusto Do Carmo Moreira

Atualmente atuo como QA Engineer na MinuTrade S/A onde trabalho com testes num time ágil, sou Entusiasta de Agile Testing e acredito que todo QA deve ser técnico! 

Trabalha com teste desde 2009, graduado de Sistemas de Informação na UNA, atualmente cursando Engenharia de Software centrada em métodos ágeis pela UNA, passou por diversos projetos de diferentes áreas de negócio no setores financeiros, bancários, telecomunicações, rastreamento veicular entre outros. 

Mantém o blog www.fredmoreira.com 

Palestra Quebrando o paradigma do Agile Testing


Nesse case irei explicar como quebrei o paradigma da transição dos testes tradicionais para os testes ágeis. Por onde começar? O que estudar? Quais as dificuldades em mudar o Mind-Set, Empresas x Metodologias e Saindo da zona de conforto.


Speakers

Stefan Teixeira

Stefan trabalha como QA/DevOps Engineer na Rastreabilidade Brasil. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ e atualmente está concluindo MBA em Garantia de Qualidade de Software na Escola Politécnica da UFRJ. Entusiasta de Testes Automatizados e de Agile Testing. Mantém um blog técnico sobre Testes (stefanteixeira.com.br). É certificado CTAL-TM, CTAL-TA e CPRE-FL.

Tutorial - Introdução prática ao Jenkins


Neste minicurso, vamos ver o que é Integração Contínua e mostrar como funciona o Jenkins, um dos servidores de Integração Contínua mais utilizados na comunidade. Veremos, na prática, como configurar o Jenkins, instalar plugins, criar e configurar jobs, dentre outros itens! No final do minicurso, os alunos terão configurado o Jenkins para rodar um projeto de testes funcionais automatizados.

Frederico Allan

Frederico é coordenador de qualidade e trabalha há mais de 4 anos na área. É Bacharel em Ciência da Computação pela UNITRI, pós graduado em Gerenciamento de Projetos em TI na faculdade UNITRI e fez MBA em Testes de Software pela faculdade UNIEURO. Possui certificação em CBTS e CTFL.

Introdução a Automação de Testes com CasperJS


Veremos neste minicurso uma visão sobre a automação de testes (sua importância, processo de automação,  ferramentas opensource etc). Também veremos sobre a manipulação de elementos html e seletores que servirão de base para automação na ferramenta CasperJS, baseados em um caso de teste e site web de exemplo. Após este estudo, realizaremos a instalação e configuração do CasperJS, veremos sua estrutura de teste, execução e construiremos o mesmo caso de teste exemplo nesta ferramenta!d


Ao final do mini-curso você terá uma ótima noção de como automatizar sua página web com o CasperJS!

 

Call 4 Papers- Submissão de Palestras


Foram aceitas palestras inscritas pela comunidade.

- Quebrando o paradigma do Agile Testing

- Automação de testes para aplicações Angular JS

Organização

Apoio